31/08/2007
Marques de Melo vê identidade consolidada da Intercom

Renato Silvestre

O olhar sereno atrás dos óculos, os cabelos grisalhos e as palavras convictas em uma voz tranqüila com sotaque alagoano escondem um mestre da comunicação brasileira. O professor José Marques de Melo, aos 64 anos, mostra todo o vigor de quem, há três décadas, participou da fundação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Hoje presidente da entidade, Marques de Melo relembra a dificuldade de se criar uma organização que pudesse discutir comunicação em meio à censura da ditadura militar. "Em 1977, éramos quase que um movimento clandestino. De lá para cá, trabalhamos duro para construir uma identidade institucional", conta.

Durante a abertura da 30ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, na quinta-feira, ele atendia a todos com simpatia e paciência e se mostrou bastante motivado com a realização do evento na cidade de Santos. "Este é um momento auspicioso na história do Intercom. Não sei o que ficará para a cidade, mas para a sociedade da comunicação eu sei. O debate enriquece a todos".

O evento, que este ano conta com a participação de cerca de 4 mil participantes, tem se mostrado ao longo dos anos um grande espaço de debates. O importante, para Marques de Melo, é o incentivo dado às novas gerações. "Este ano, por exemplo, estamos apresentando 1.500 trabalhos. Não é pouca coisa. É difícil ter outra área acadêmica que tenha a mesma quantidade de conhecimento produzido", avalia.

Para o professor, a força da entidade está cada vez mais presente, e ela caminha para ser de fato uma colaboradora na compreensão e desenvolvimento da sociedade brasileira. "A Intercom é um espaço público, um órgão público, uma comunidade pública que, entre outras coisas, busca contribuir para que exista uma comunicação mais justa no Brasil", afirma.

Lançamento - José Marques de Melo está lançando pela Editora Angellara seu vigésimo-sétimo livro, intitulado Os bandeirantes da Idade da Mídia - Capítulos da História da Comunicação Paulista.

A obra, organizada pelo professor, reúne textos de Adolpho Queiroz, Antonio Costella, Audálio Dantas, Célio Debes, Célio Franco, Cristina Schmidt, Francisco de Assis Fernandes, Gilson Novaes, Gisely Vaz, Jorge Cláudio Noel Ribeiro Jr., Mirtes Torres, Waldemar Kunsch e do próprio Marques de Melo. Com 15 capítulos, conta a história do Jornalismo, da Propaganda, das Relações Públicas e da Comunicação Popular no Estado de São Paulo.

Segundo Melo, o livro é importante porque faz um resgate da comunicação no estado. "O livro é uma revisão histórica da comunicação em São Paulo. É ver e pensar o futuro com os olhos no passado", acredita.