31/08/2007
Comunicadores e interatividade digital são temas de palestra no Intercom 2007

Raphaela Santana

“A mídia têm que deixar de ser conferência e passar a ser conversação”, assim definiu o futuro da comunicação na sociedade digital, o publicitário e jornalista André Porto Alegre, ex-membro do Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária que ministrou a palestra ‘Mercado e Comunicação na Sociedade Digital’, na Universidade Monte Serrat (Unimonte). O evento fez parte da programação de comemoração ‘Intercom 30 anos’.

Para o publicitário, transformar curiosidade em conhecimento é essencial para os profissionais de comunicação. As escolas de publicidade e de jornalismo reproduzem os modelos existentes porque não abrem mão do excessivo compromisso com a profissionalização. Por isso, elas têm receio de inovar. “Só me diferencio do outro, pelo meu conhecimento. Para estar preparado, o profissional deve ter referências. Não interesssa o quanto se domina as ferramentas mas, se as conhece. A profissionalização é conseqüência do conhecimento”.

Segundo o publicitário, “ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, tv digital não é qualidade de imagem, mas a possibilidade de interagir com a televisão, escolher a programação. Com a tv digital você pode ver o programa que passou no domingo passado agora, receber e-mail, enfim fazer a sua própria programação”.

Para ele, a construção de novos modelos é a saída, para os comunicadores. “Com a interatividade dos meios de comunicação, a hegemonia sobre o conteúdo do que é veiculado tende a ter fim, pois o próprio telespectador terá mais opções de conteúdo e interatividade do que os oferecidos pelas grandes redes de Comunicação. Todos os modelos de comunicação vão ter que trabalhar com tecnologia, entretenimento e design”.