01/09/2007
Pressão consumista neurotiza a ``geração Rebelde``

Diana Gonzalez

O reflexo que a novela e banda Rebelde causam na identidade e na necessidade de consumo juvenil foram analisados durante mesa redonda realizada neste sábado na UniSantos. Segundo os pesquisadores, o grupo RBD foi moldado para ser um produto mercadológico e está constantemente gerando necessidades de consumo em seu público. A prova são os inúmeros artigos da banda à venda no mercado.

E como ficam os jovens em meio a essa pressão consumista? Eles consomem. É o que diz a pesquisa realizada em escolas públicas e particulares pela comunicadora Fernanda Budag. No entanto, esse consumo é diferenciado de acordo com a classe social. Nas escolas particulares, CDs e DVDs foram os mais citados entre os artigos do grupo. Já nas escolas públicas, os cards e pôsteres são os mais consumidos.

As discrepâncias vão também para o campo da identificação. Miguel (personagem bolsista no drama) aparece com 41% de preferência entre os alunos das escolas públicas, contra 20% dos de escolas particulares. Mia, que é a personagem rica e popular, aparece como uma das preferidas dos estudantes das escolas pagas.

O mais preocupante em tudo isso é o fanatismo de muitos jovens que, segundo relato dos pesquisadores, chegam até a perder anos escolares para acompanhar a vida dos seus ídolos. Para a professora Isaira Oliveira, que prepara tese sobre relações entre artistas, fãs e casas de espetáculos, a insatisfação permanente dos admiradores por adquirirem cada vez mais produtos relacionados aos seus ídolos, irá gerar futuros "neuróticos", pois a possibilidade de compra é inferior à oferta frenética.

A telenovela não está mais no ar no Brasil. Mas segundo os pesquisadores, ela será reprisada em um canal fechado.