01/09/2007
Emoção na publicidade depende do ``olhar``

Vitor Gomes de Andrade Silva

Mesmo para quem não é vidrado em televisão, lembrar de alguma propaganda que tenha tenha tocado a alma não é tarefa difícil. E, para despertar as emoções e sentimentos, a grande maioria dos anúncios apela para o lado humano, com um conjunto de textos (verbais e imagéticos) de teor bastante poético.

O "olhar" é essencial para um vídeo publicitário alcançar estas características que tanto emocionam os telespectadores, afirmou o redator da agência JDW Brasil, professor João Carrascoza, em palestra realizada neste sábado, na UniSantos.

Ele mostrou como a metáfora do olhar pode ser divida em três grandes vertentes: os olhos dos olhos, os olhos do pensamento e os olhos do coração. "Olhos dos olhos, quando a mensagem consegue ser rapidamente identificada pelo público. Olhos do pensamento, quando se exige que o público pense. Já nos olhos do coração a mensagem é transmitida com muita emoção. A pessoa fica comovida com o comercial", explicou o professor.

O professor disse que os publicitários brasileiros, em geral, não exploram toda a força da poesia em seus trabalhos. "Existe muita poesia que não é trazida para o universo publicitário. No entanto, muitas vezes elas vêm no momento certo", salientou Carrascoza, que também é escritor e autor de novelas e romances.

Para ter sensibilidade suficiente para alcançar estes olhares, o professor disse que os publicitários devem se aprimorar e estar abertos à variedade de poesias que a vida traz. "Eles devem ter acesso e procurar todos os tipos de cultura e arte, desde as literárias e acadêmicas até as marginais".

Para Carrascoza, o Intercom é uma grande oportunidade para os estudantes e jovens profissionais. "Aqui se pode estudar melhor os mecanismos dos profissionais. Por meio do Intercom, esta nova turma tem a chance de ver como é a realidade do profissional. Seu campo de visão se amplia. É como se estes jovens, ao invés de observarem superficialmente os ponteiros de um relógio, abrissem-no e analisassem todo o seu funcionamento”, compara.