01/09/2007
Cultura regional é tema preferido na categoria rádio na Expocom

Dayanne Gomes

Começaram neste sábado as apresentações do Expocom, mostra que reúne e seleciona os melhores trabalhos de estudantes de graduação das escolas de Comunicação do País. Na categoria rádio, a maioria dos temas apresentados foi de formato cultural.

O trabalho apresentado pela aluna Érica Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o tema Dobram os sinos, ergue-se o povo. Mossoró vence Lampião, trata da cultura popular nordestina, divulgando e resgatando um acontecimento da história local em forma de documentário. "O diferencial desse programa é a junção dos elementos da cultura, como o cordel, com informações da história da cidade de Mossoró", conta Érica.

Outro tema foi a radionovela O advogado, o diabo e a bengala encantada. "A sonoridade do cordel me chamou para sentar e ouvir a radionovela, pois é algo inusitado, pelo menos para mim", disse a professora Bibiana de Paula Friderichs, da Universidade de Passo Fundo.

Foram apresentados, também, programas como o Caricatoon com Angeli, com um formato que une informação com humor. O programa Lakle dji Betajará, que significa a chave da criação no dicionário crioulo, apresentado pela aluna Bárbara Brilhante, da Universidade Federal do Pará, fala sobre a herança da cultura afro-brasileira no Pará.

Também foram expostas radionovelas, como A família de seu Zé , apresentada pela aluna Adriana Laurentino, do Centro Universitário Leonardo da Vinci, e Feitos um para o outro - Classe média paulistana, apresentada por Ana Silvia Corazza, formada pela Unimep, que conta de maneira cômica o dia-a-dia de uma família.

O único trabalho exposto com um tema que não estava ligado com a cultura de uma cidade ou região foi o de Anne Festucci, da Universidade Estadual de Londrina. O programa infantil Ligue os pontos – Uma coisa leva a outra, voltado para um público de 6 a 10 anos, conta de maneira divertida obras literárias, crônicas e poemas, que puxam temas transversais sócio-educativos.

"O objetivo do meu trabalho é levar a leitura e formação da cidadania para essas crianças, para que no futuro elas possam ter uma leitura crítica de tudo que escutam e lêem", explicou a expositora Anne Festucci.

Cada aluno líder teve até 10 minutos para defender seu trabalho, e os professores não podem avaliar o trabalho dos próprios alunos, "para não tirar a credibilidade do evento", comentou o coordenador do evento, Robson Bastos.

A apresentação dos trabalhos vai até este domingo, quande também ocorrerá a solenidade de encerramento e a premiação dos vencedores no ginásio da UNISANTA.