eXTReMe Tracker


Notícias .:.

01/09/2007
Região Sudeste conta com o maior número de revistas sobre comunicação

Luiz Felipe Cunha Ataide


Com a sala lotada, o Seminário sobre a qualidade e a existência de revistas de comunicação no país contou com a presença de Ivone de Lourdes de Oliveira, PUC-MG, e Rossana Gaia, CEFET–Alagoas.

Também participaram da mesa representantes de cada região do país e expuseram os problemas e fragilidades de cada uma delas. A região com maior número de revistas de comunicação foi a Sudeste, que apresentou 48 revistas eletrônicas e de papel. Dessas, 32 são produzidas dentro do estado de São Paulo e a maioria em instituições privadas, diferentemente do resto do país onde a maioria das revistas são produzidas por faculdades públicas.

As revistas possuem uma abrangência bem variada em todas as regiões do Brasil, porém os principais assuntos ainda são política, áudio-visual e cultura. O que mais recheia essas publicações são as seções de opiniões ensaios, artigos e resenhas.

A partir da entrada no século 21 e a popularização da internet em todo o mundo, a criação de revistas digitais se multiplicou. Apenas na região sudeste, a partir do ano 2000, foram criadas 31 novas revistas no segmento. Tal fenômeno se deve ao baixo custo em se manter uma revista digital, pois o maior problema que essas instituições encontram para suas criações são os altos custos com a impressão do material.

Outro ponto negativo detectado em todas as regiões foi o problema com a periodicidade das revistas que além de não serem regulares, algumas vezes chegam a possuir edições bianuais o que desestimula muito a leitura das mesmas.

Mas a situação se agrava quando falamos da região norte e nordeste, pois além de possuírem apenas oito revistas, sofrem com uma grande carência de leitura em todas as áreas. As publicações chegam a ser criticadas até pelos próprios criadores que as consideram muito superficiais.



Últimas notícias :.:

2/9/2007 - Quadrinhos juntam poesia, filosofia e comunicação
2/9/2007 - Impacto da Internet influencia futuro do rádio
2/9/2007 - Cursos de Santos levam quatro prêmios na Expocom
2/9/2007 - Núcleo discute Cony, livros de bolso e obras didáticas
2/9/2007 - Natal será sede do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
2/9/2007 - Globalização ainda é tema pouco pesquisado no Brasil
2/9/2007 - Jornalismo deve resgatar a crônica, propõem pesquisadores
2/9/2007 - Dúvidas cercam implantação da TV digital
2/9/2007 - Pollyana Ferrari lança livro sobre hipertexto e hipermídia
2/9/2007 - Pesquisas mostram as transformações históricas do rádio no Brasil
2/9/2007 - No Jornal Entrevista, mudança constante é a regra
2/9/2007 - Arquivo reúne registros da censura do Dops ao teatro
2/9/2007 - Jornalistas discutem definição para agência universitária de notícias
1/9/2007 - Palestra fala sobre TV digital e de alta definição
1/9/2007 - The Sims vira tema de discussão acadêmica
1/9/2007 - Alunos vencedores do Prêmio Expocom serão conhecidos neste domingo (02) na Unisanta
1/9/2007 - Temas polêmicos movimentam o último dia do Intercom
1/9/2007 - Vidas na Rede é tema de programação na Unisantos, neste sábado (1/09)
1/9/2007 - As transformações do rádio em meio às inovações tecnológicas
1/9/2007 - Região Sudeste conta com o maior número de revistas sobre comunicação
1/9/2007 - Cultura regional é tema preferido na categoria rádio na Expocom
1/9/2007 - Emoção na publicidade depende do ``olhar``
1/9/2007 - Grupo Sem Fantim mostra raízes dos ritmos brasileiros
1/9/2007 - Projetos de jornalismo impresso são destaque no Expocom
1/9/2007 - Pressão consumista neurotiza a ``geração Rebelde``
31/8/2007 - Novas mídias multiplicam os fazedores de informação”, diz Gaudêncio Torquato
31/8/2007 - Jornalista do Le Monde Diplomatique aponta crise na democracia e na comunicação
31/8/2007 - J-Aliança quer mídia mais responsável e com participação da sociedade
31/8/2007 - Comunicadores e interatividade digital são temas de palestra no Intercom 2007
31/8/2007 - Estudo analisa o perfil do consumidor


Para acessar o índice geral de notícias, clique aqui.





 




 

© 2007. As matérias e imagens disponíveis neste hotsite foram produzidas por alunos do terceiro ano do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da UNISANTA, exceto quando creditado. Informações oficiais sobre o INTERCOM 2007 estão disponíveis no endereço www.intercom.org.br ou na coluna "Sala de Imprensa" (presente na página inicial deste site). Consulte também o link "Expediente" para saber como entrar em contato com a Assessoria de Imprensa Local do INTERCOM 2007.