01/09/2007
Região Sudeste conta com o maior número de revistas sobre comunicação

Luiz Felipe Cunha Ataide

Com a sala lotada, o Seminário sobre a qualidade e a existência de revistas de comunicação no país contou com a presença de Ivone de Lourdes de Oliveira, PUC-MG, e Rossana Gaia, CEFET–Alagoas.

Também participaram da mesa representantes de cada região do país e expuseram os problemas e fragilidades de cada uma delas. A região com maior número de revistas de comunicação foi a Sudeste, que apresentou 48 revistas eletrônicas e de papel. Dessas, 32 são produzidas dentro do estado de São Paulo e a maioria em instituições privadas, diferentemente do resto do país onde a maioria das revistas são produzidas por faculdades públicas.

As revistas possuem uma abrangência bem variada em todas as regiões do Brasil, porém os principais assuntos ainda são política, áudio-visual e cultura. O que mais recheia essas publicações são as seções de opiniões ensaios, artigos e resenhas.

A partir da entrada no século 21 e a popularização da internet em todo o mundo, a criação de revistas digitais se multiplicou. Apenas na região sudeste, a partir do ano 2000, foram criadas 31 novas revistas no segmento. Tal fenômeno se deve ao baixo custo em se manter uma revista digital, pois o maior problema que essas instituições encontram para suas criações são os altos custos com a impressão do material.

Outro ponto negativo detectado em todas as regiões foi o problema com a periodicidade das revistas que além de não serem regulares, algumas vezes chegam a possuir edições bianuais o que desestimula muito a leitura das mesmas.

Mas a situação se agrava quando falamos da região norte e nordeste, pois além de possuírem apenas oito revistas, sofrem com uma grande carência de leitura em todas as áreas. As publicações chegam a ser criticadas até pelos próprios criadores que as consideram muito superficiais.