02/09/2007
Pesquisas mostram as transformações históricas do rádio no Brasil

Mariana Oliveira (*)

A história do rádio no País e as mudanças que ele trouxe para os brasileiros foi um dos temas abordados na manhã deste domingo no Intercom. A professora e jornalista Teresa Cristina Tesser, da UniSantos, falou sobre as transformações e inovações nesse meio de comunicação na década de 30, época de ascensão do rádio no Brasil.

A jornalista comentou sobre o uso político do rádio pelo governo Getúlio Vargas, a transição do amadorismo para o uso publicitário do meio e a transformação das emissoras em empresas, com o início das contratações de artistas e locutores.

A professora Lia Calabre de Azevedo (FCRB), na sua exposição, classificou as radionovelas como "famosas desconhecidas", porque todos as conhecem, mas poucos sabem sua verdadeira história e a influência que teve no cotidiano do País.

A professora Flavia Lúcia Bazan Bespalhok, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), falou sobre o legado de Carlos Palut no ensino do radiojornalismo. O locutor exerceu todas as funções dentro do rádio e, graças a seu conhecimento, deu velocidade e imediatismo ao meio.

Palut também passou a dar voz ao povo, ao invés de ouvir somente fontes oficiais, e a usar a criatividade, a experimentação e a ousadia. Flávia fez sua pesquisa baseada em análise documental e também na história oral.

Todos os expositores falaram sobre a importância do rádio para a história da comunicação e a necessidade de se estudar o tema enquanto ainda há possibilidade, antes que o material se perca. "O que a terceira idade conta, às vezes a gente não encontra nos livros", comentou Teresa Cristina Tesser, que considera o rádio "um grande companheiro".

(*) Aluna do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Santos (UniSantos).