02/09/2007
Jornalismo deve resgatar a crônica, propõem pesquisadores

Anna Gabriela Ribeiro (*)

A crônica é um gênero que está sendo esquecido na prática jornalística, afirmou a professora Juçara Brittes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ela disse que a crônica entra no texto jornalístico como algo que impressiona, desperta sentimentos e toca a alma das pessoas.

Participante da mesa que abordou o tema Inovações Jornalísticas – Ícones Brasileiros, na UniSantos, Juçara ressaltou a importância dos jornais cariocas no contexto da crônica brasileira. "O Rio de Janeiro dos cronistas era uma cidade que começava no centro e ia da Glória ao Leblon".

Ela lembrou que Rubem Braga se projetou nas crônicas dos jornais cariocas nos anos 50. Além de cronista, ele se consolidou como colaborador dos principais jornais e revistas do século XX.

A mesa, coordenada pela professora Benalva da Silva Vitório, da UniSantos, contou ainda com os expositores Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que falou sobre Gilberto Freyre e os manuais de Jornalismo e Maria Isabel Amphila Souza, da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com o trabalho sobre Audísia Sá e o jornalismo cearense.

Alfredo Vizeu discutiu a verdadeira função do manual de redação. "Gilberto Freyre atribuía aos textos jornalísticos a necessidade de textos simples, que contribuam para o leitor entender mais sobre o mundo em que vive, palavras simplificadas".

Vizeu disse que Freyre antecipou em 50 anos as orientações dos modernos manuais, como os dos jornais O Globo e Folha de S. Paulo. Em 1929, Gilberto Freyre já estipulava métodos para escrever textos jornalísticos.

Maria Isabel Souza passeou pela história do jornalismo cearense e trouxe a "história viva", pois Adísia Sá estava presente, entre o público. Adísia é considerada um mito do jornalismo cearense. Nascida em 1929, ela foi a primeira mulher a entrar em uma redação e a segunda a ser sindicalizada no País. Também fundou a primeira revista científica de comunicação.

Hoje, Adísia trabalha no jornal O Povo, de Fortaleza, além de ser escritora. "Uma vez me perguntaram o que eu seria se não fosse jornalista, e eu respondi: seria infeliz", disse, emocionada.

Para a coordenadora da mesa, Benalva Vitório, os temas abordados mereciam mais tempo de discussão, devido à riqueza de conteúdo.

(*) Aluna do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Santos (UniSantos).