25/08/2007
Santos recebe um dos maiores congressos das Américas, o INTERCOM 2007

da Assessoria de Comunicação INTERCOM (Local)

As universidades Santa Cecília (Unisanta), Católica (Unisantos) e o Centro Universitário Monte Serrat (UNIMONTE), em Santos (SP), serão palcos, a partir da próxima quarta-feira (29 de agosto), de um dos mais importantes eventos científicos da área de Comunicação das Américas, o 30º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM 2007), que acontece até o dia 2 de setembro (domingo). A escolha por Santos foi motivada pelo fato de ter sido sede no décimo e vigésimo congressos.

Os números mostram a força do evento e dos estudos na Comunicação: são mais de 3.800 inscritos (205 convidados nacionais e internacionais 2.200 estudantes de graduação 1.480 pesquisadores, professores e profissionais da área). Mais de 350 profissionais estão envolvidos na organização do evento. Haverá ainda 38 lançamentos entre livros e revistas e cerca de 1.300 trabalhos serão apresentados pelos participantes.

Com o tema Mercado e Comunicação na Sociedade Digital, o objetivo do evento é reunir pesquisadores brasileiros e do exterior, proporcionando encontros e debates entre estudantes, profissionais e professores.

Para o presidente da INTERCOM, o professor José Marques de Melo, a presente conjuntura, marcada pela adoção de novas tecnologias no sistema comunicacional, desafia a comunidade acadêmica a refletir e a pesquisar sobre o impacto das indústrias digitais nos processos de mediação simbólica.

Marques de Melo ressalta ainda a importância do evento para as novas gerações que estudam comunicação nas universidades brasileiras e para aqueles que desenvolvem suas atividades profissionais. "Há mais de três décadas o nosso País vem pesquisando os fenômenos nacionais de comunicação. Esse conhecimento autóctone, gerado principalmente nos cursos de pós-graduação, nem sempre tem sido transferido para a sociedade".

O Congresso

A programação tem início com o pré-congresso, que antecede o INTERCOM 2007 com debates sobre novas tecnologias de informação e a comunicação. Serão apresentados 19 trabalhos no Colóquio Bi-Nacional Brasil-Argentina, que acontece nos dias 29 e 30 de agosto na UNIMONTE - campus Vitório Lanza. Dentre os trabalhos inscritos estão temas como: Mercado de Opinião Pública, Educação à Distância, Sociedade Digital na América Latina, Desafios da Formação Universitária, Rádio Digital Perspectivas e Os modelos de Fomento ao Cinema no Brasil e Argentina.

O Colóquio Internacional é resultado da parceria entre INTERCOM e FADECCOS - Federación Argentina de Carreras de Comunicación Social. A programação tem convidados internacionais vindos da África do Sul, Estados Unidos, França, México, Portugal, Venezuela, Espanha, Inglaterra, Argentina, Moçambique e do Brasil, que participarão de painéis de debates, simpósios e conferências distribuídos em todos os dias do congresso.

Dentre os temas que serão debatidos e apresentados, a partir do dia 30, no 30º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM 2007) estão: Inovações Jornalísticas Infância e Mídia Pesquisas de recepção do público da TV Globo Capitalismo e comunicação: a privatização do conhecimento Futebol é Programa de Índio O livro brasileiro, da política ao didático SBT: jogo, televisão e imaginário lúdico Rumos da TV Digital Futuro das Rádios e Rádios Digitais Vida na Rede: Blogs e Relacionamentos Digitais Jornalismo Digital Produção de Conteúdos e Mídias Digitais Imagens e Imaginações Digitais Comunicação e Bibliotecas Digitais.

Também estão marcados dois grandes eventos: Cecom - Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação: "Mercado e Comunicação na Sociedade Digital" e INTERCOM 30 - "Desafios da Imprensa na Sociedade Digital". Eles tratarão da visão profissional na comunicação, onde teremos a participação dos jornalistas: Sinval Itacarambi Leão, Rodrigo Manzano e Pedro Venceslau (Revista Imprensa), Eduardo Ribeiro (Jornalistas&Cia), Emiliano de Castro (diretor do Second Life Brasil), Adilia Belotti (diretora do Portal IG), André Porto Alegre (Promocine e ex-Conar), Tales Giacomello (Y&R), Carlos Cipriano (roteirista) e os pesquisadores Manuel Carlos Chaparro (USP), José Marques de Melo e Tyciane Viana Vaz (UMESP), César Bolaño (UFS), Roseane Pinheiro (Rede Alcar), Nelia Del Bianco (UNB), Ida Stumpf (UFGRS), Rosa Maria Dalla Costa (UFPR), dentre outros.

Outra atração do evento é a EXPOCOM 2007, Mostra da Pesquisa Experimental da Comunicação na Sociedade Digital, que será realizada na UNISANTA, a partir do dia 30 de agosto. A EXPOCOM reúne os trabalhos dos alunos das faculdades de comunicação do País e é aberta à visitação pública.

30° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM 2007

Locais: