30/08/2007
Sérgio Vilas Boas vê escassez de novos talentos

Wellington Carbone

O jornalismo literário precisa de uma nova safra de talentos. "O País carece de bons jornalistas deste gênero porque as universidades sequer têm bons professores habilitados para isso. O resultado desse déficit são os alunos", afirmou o jornalista Sérgio Vilas Boas, durante oficina na UNISANTA, nesta quinta-feira.

Ele disse que novas publicações, como a revista Piauí, esbanjam forma, mas perdem em conteúdo. "Tudo hoje em dia é muito plástico e há preocupação excessiva com a forma, que é importante, mas não como o conteúdo", criticou.

Para o jornalista, os textos têm que ter embasamento e também erudição, repertório e outros requisitos que escritores como Truman Capote, Fernando Morais e Ruy Castro, dentre outros, dominavam. "No caso destes, o que houve é mais do que um aprofundamento do tema. Aconteceu envolvimento total, mas sem comprometer o conteúdo, ou deturpar algo", analisou.

Ele citou o exemplo do jornalista Gay Talese, que escreveu uma biografia sem sequer ter conhecido o protagonista da história. E o mais impressionante: fez isso por opção. "O caso de Talese, ao escrever sobre Frank Sinatra, é absolutamente antológico, algo raríssimo. E ele poderia ter conhecido o autor, mas escolheu não fazer isso", afirmou Vilas Boas.

O jornalista mencionou, também, outras formas de escrever, ou contar histórias, como a dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, no escândalo Watergate, que culminou com a renúncia do então presidente norte-americano Richard Nixon, nos anos 70. Segundo o jornalista, trata-se de um verdadeiro making of. "Foi uma história otimamente bem contada, onde todos sabem qual será o desfecho dela. Só que os porquês têm que ser entendidos e, o mais importante, explicados. E foi o que aconteceu", ressaltou.

Ele deu um conselho: "Use a forma com moderação". A história tem que ser esmiuçada em todos os porquês mais importantes, com várias fontes consultadas. "Não devem ser feitas panacéias sobre o uso desta forma de escrever. As situações têm que ser muito bem escolhidas", alertou o jornalista.