30/08/2007
A revolução nas páginas da Internet

Thalita Giannaccini

A revolução na criação de páginas para a Internet para profissionais da área de comunicação foi um dos principais pontos abordados na oficina dessa manhã ministrada pelo professor Alexandre Sobrino, da UNISANTA.

No início, o professor apresentou de que forma os navegadores de Internet evoluíram até os dias atuais. Ainda na parte introdutória da oficina, Sobrino mostrou que, mesmo nos dias atuais, é possível navegar como antigamente. Para isso, é preciso usar programas como o Lynx, um navegador que exibe apenas textos.

Durante o evento, Sobrino mostrou as transformações pelas quais a web passou nos últimos 14 anos, apontando o aumento das velocidades de acesso como um dos grandes aliados desta evolução. O docente destacou ainda que, hoje em dia, qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de informática pode criar e manter uma página na Internet, uma vez que existem diversos programas para esta finalidade.

Os aplicativos Dreamweaver e o Microsoft Web Designer, segundo o professor, são dois dos muitos programas existentes no mercado para a criação de sites de Internet. Com eles, não é necessário saber comandos em linguagem HTML (HyperText Markup Language), uma vez que os próprios programas, a partir de simples operações com ícones, são capazes de gerar o código da página para o criador.

Os congressistas que participaram da oficina aprenderam, na prática, como criar uma página de Internet com diversos elementos, e, para isso, utilizaram o programa Dreamweaver. Durante a oficina, Sobrino também forneceu dicas para facilitar sua utilização, ensinou truques básicos de diagramação e usabilidade e, dentre outras, explicou como reduzir o tempo de carregamento de uma imagem com menor perda de qualidade.