30/08/2007
Professor quer evitar "fábrica de prêmios" no Expocom

Carolina Iglesias

"Estamos em uma universidade e não em uma fábrica de prêmios". A indignação do professor de Jornalismo da ECA/USP, Dirceu Fernandes Lopes, deu o tom do primeiro Simpósio de Pesquisa Experimental em Comunicação, nesta quinta-feira. A reunião teve como objetivo viabilizar a forma como as pesquisas devem ser submetidas no Expocom.

Durante o simpósio, foi enfatizada a importância da motivação por parte dos professores. "A participação no evento deve ser considerada conseqüência de um bom trabalho e ter preocupação pedagógica", afirmou Dirceu.

Para minimizar os problemas da submissão de trabalhos ao Expocom, os representantes criaram uma comissão em que foram debatidas as questões referentes à avaliação, classificação e operacionalização da Pesquisa Experimental.

Este ano, além das novidades da digitalização do material e exposição, os coordenadores do Expocom debateram as divergências que permeiam a submissão dos trabalhos no concurso. O coordenador do Intercom/São Paulo, Robson Bastos, professor da UNISANTA e da Unitau, disse que as mudanças trouxeram avanços para os alunos que, pela primeira vez, puderam apresentar os trabalhos, defendendo-os para uma banca avaliadora.

Entre as falhas do Expocom 2007 destacadas pelos representantes regionais do evento estão a falta de infra-estrutura e incentivo das universidades. Segundo Dirceu, "os cursos faturam, mas na hora de ajudar o aluno, somem".

A professora da USP Sueli Mara Ferreira, diretora do Expocom, disse que as mudanças na estrutura da exposição colaboraram com a qualidade final dos trabalhos. Para ela, além de os alunos defenderem os projetos, todos são vencedores, pois os trabalhos inscritos podem ser visualizados no portal do Expocom.

Sueli destacou quatro itens fundamentais para garantir o bom funcionamento do próximo evento: definir de quem é o concurso os procedimentos para a apresentação a operacionalização e a divulgação da exposição. A professora garante que, cumpridas estas quatro recomendações, a qualidade do Expocom aumentará potencialmente.

Outra grande discussão do Simpósio se deu quando representantes regionais apontaram casos de trabalhos que foram inscritos em outros anos por professores, ou totalmente feitos por eles. Após esta reunião foi definido que todos os trabalhos submetidos ao Expocom deverão ser feitos apenas por alunos e que a taxa de inscrição do material seria inferior à que é paga no congresso, para que dessa forma se facilite o envio de mais trabalhos.

Também foi reivindicado pelos participantes do congresso que a mesma taxa cobrada no Expocom seja válida para o Intercom. Esta proposta ainda será encaminhada à direção do congresso.