31/08/2007
Cecom discute adaptação profissional ao mercado digital

Bruno Gutierrez

As perspectivas profissionais e novas tecnologias foram os principais temas abordados durante o XXX CECOM (Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), realizado nesta sexta-feira na UNISANTA.

A professora Margarida Kunsch, da USP, disse que faltam profissionais com um perfil adequado à comunicação e às novas tecnologias. "Nós temos muitos técnicos que aprendem como fazer, mas precisamos de profissionais mais pensantes".

Octavio Islas, do Instituto Tecnológico de Monterrey, no México, falou sobre novas tecnologias e disse que o profissional de comunicação ainda não sabe como investigar utilizando a Internet.

Para Islas, é preciso investigar na internet "invisível". "O Google é uma referência, mas existe uma Internet invisível, que possui uma base de dados". Segundo ele, teria que haver uma busca mais especializada. Isso exige que o comunicólogo aprenda a investigar para ser capaz de levar a informação com melhor informação e maior qualidade.

Edgard Rebouças, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), destacou durante sua palestra a disputa existente entre as empresas de telefonia e radiodifusão em termos de avanços tecnológicos. "É a briga entre o plim-plim e o trim-trim. Mas pode sim haver uma coexistência. Não se acaba com o telefone, TV ou cinema. Tudo se mistura".

Apesar do crescimento da Internet, Rebouças enfatizou que o meio ainda não rende financeiramente como era esperado. "Apesar do avanço, a publicidade no Brasil está dividida em 60% nas TVs e 2% na Internet".

Convergência e comunicação corporativa - Elias Machado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) falou sobre convergência jornalística. Ele disse que este é um processo cada vez mais utilizado pelas empresas para a coleta, produção e entrega de conteúdo para diferentes públicos e plataformas de circulação.

Ele admitiu que a convergência jornalística causa a redução de custos e pessoal, mas também pode melhorar a qualidade do jornalismo, se a empresa oferecer total apoio e acreditar nos princípios da convergência.

Ao final, Eduardo Ribeiro, da Mega Brasil, falou sobre comunicação corporativa. Ele disse que no Brasil a comunicação corporativa se incorporou ao Jornalismo, gerando uma simbiose com a área de Relações Públicas.