31/08/2007
Jornalista critica cobertura do meio ambiente por jornais do Pará

Luana Garrido

Os dois maiores jornais paraenses, o Diário do Pará e O Liberal, não dão a devida atenção ao meio ambiente da Região Norte. Foi o que concluiu pesquisa realizada pela jornalista Rosa Nobuko Kamara. O estudo compara as coberturas e analisa as matérias publicadas sobre as questões ambientais da Amazônia.

O trabalho, que fez parte do Altercom, foi apresentado na manhã desta sexta-feira, no Consistório da UNISANTA. Para a jornalista paraense, os dois jornais transmitem a informação de maneira superficial, baseada em releases, e de modo factual. "A maioria das notícias é sobre desmatamento, mas não há aprofundamento sobre o assunto", diz Rosa.

O Diário do Pará, segundo ela, dá mais ênfase ao meio ambiente do próprio Estado. Já o jornal O Liberal apresenta um foco mais amplo, abrangendo notícias ambientais da Amazônia e do Brasil como um todo, com um pequeno percentual de notícias internacionais.

Segundo Rosa Kamara, esses veículos mostram apenas "um lado da moeda", ou seja, afirmam que o desmatamento é prejudicial ao meio ambiente, mas não consideram a população que se utiliza da agricultura como forma de sobrevivência. "As pessoas não são corretamente instruídas para saber usufruir da terra de maneira consciente e ambientalmente correta. Falta informação à população".

Este ano, um dos jornais, O Liberal, criou um caderno regional que trata das questões relacionadas à preservação do meio ambiente, mas a jornalista acredita que ainda há muito a ser feito para solucionar a falta de informação ambiental no Pará. A contratação de profissionais qualificados e atuantes dentro das redações é apontada pela autora da pesquisa como um primeiro passo para provar que o Estado dá o suporte ambiental necessário à sua região.