Edição nº 380 | Ano XVIII | Fechada em 23/03/13 às 14h30
 Porto

sábado, 23 de março de 2013

Jéssica Branco

Neste ano, a Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), da Universidade Santa Cecília, completa 20 anos. “Nós encontramos uma identidade e credibilidade para a FaAC que possibilitou o seu reconhecimento, que é comprovado pela quantidade de ex-alunos inseridos no mercado de trabalho”, explica Humberto Challoub, diretor da FaAC, que faz parte da Unisanta há 18 anos.

Apesar do curso de Artes Visuais, anteriormente conhecido como Desenho Industrial, já existir há 40 anos, a FaAC foi fundada à partir da inclusão dos cursos de Puplicidade e Propaganda e Jornalismo, na Unisanta em 1992. Em 2004, o curso Gestão de Negócios da Moda foi agregado à FaAC e logo depois, em 2006, o curso técnólogo Produção Multimídia.

Segundo Challoub, a criação da faculdade foi motivada por questões organizacionais da universidade, e o principal benefício da união dos cursos é a troca de conhecimentos e a integração dos conteúdos em diversas atividades. Um exemplo disso foi o lançamento do primeiro jornal laboratório, em 1993, já com a proposta de inserção de anúncios do curso de Publicidade.

“Senti que muita coisa mudou aqui na região da Baixada Santista depois da FaAC. A comunicação com a sociedade e a qualidade dos trabalhos de profissionais foi ampliada”, diz Robson Bastos, coordenador de Jornalismo. Ele explica que a FaAC sempre esteve na frente de atitudes inovadoras devido à personalidade moderna e por não ter seguido modelos e ter criado a própria identidade. “Formamos gerações de profissionais que fazem sucesso no país.”.

A Unisanta foi a segunda universidade de Santos (SP) a criar cursos da área de comunicação. Todos os cursos da FaAC possuem disciplinas que propiciam tempo e auxílio para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Outro diferencial dos cursos é a preocupação com a formação humana, com conteúdos sobre ética, humanidades, entre outros. “O mercado de trabalho também é humanista. "Sou de uma geração interessante. Na minha época, eu tinha que ouvir rádio, à válvula, e esperar o aparelho esquentar. Agora quem nasce nesta geração já não imagina a vida sem a tecnologia”, explica o diretor.

Para ele, na FaAC, houve um avanço muito grande em questões de infra-estrutura e tecnologia disponível aos alunos ao longo de 20 anos. Ele atribui essa conquista ao apoio da reitoria às ideias dos professores.

De acordo com Challoub, a contratação de professores para a FaAC é realizada com atenção para a habilidade pedagógica e oratória para despertar a atenção do aluno, capacidade de organização e planejamento, vivência profissional relacionada ao conteúdo que leciona e motivação. “Ele tem que ser movido pelo ideal do professor: o prazer de ensinar porque no final de tudo o que importa é a formação que faça com que o aluno seja competente para ser feliz em sua profissão”.