Edição nº 381 | Ano XVIII | Fechada em 06/04/13 às 13h45
 Porto

sábado, 6 de abril de 2013

Aline Maracaipe

Desde os primeiros anos da faculdade até o final do curso, o aluno de Jornalismo sua a camisa, literalmente, entre estudos, provas, trabalhos, estágios, produção de matérias, pautas e, é claro, o TCC. O estudante que pretende ser jornalista tem uma carga de aprendizado muito grande, não apenas nas aulas, mas na busca de cultura, lendo muitos livros, aprendendo idiomas, conhecendo lugares diferentes e indo a palestras.

O curso de Jornalismo da FaAC forma profissionais qualificados para o mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo. Em 20 anos de curso, os ex-alunos de Jornalismo estão em assessorias de imprensa, rádios, emissoras de tevê, jornais, revistas e carregam consigo muito mais que lembranças do curso, mas também gratidão aos professores.

Entre tantos ex-alunos de Jornalismo está a diretora da ACom Comunicação e Marketing Carina Seles, 23 anos, formada em Jornalismo pela Universidade Santa Cecília em 2011. Carina conta que escolheu o curso por acaso. "Sempre gostei de ler bons livros, e de fotografia. Porém o que mais me intrigava era o processo do jornal de TV, quando o jornalista era bom mesmo, ficava curiosa para saber como era todo o processo de achar uma fonte interessante, como descobrir uma pauta inusitada. Segui para o jornalismo como uma forma de aprender o fotojornalismo”.

Carina lembra de seus bons professores, e agora está de volta à faculdade fazendo pós-graduação em Gestão em Comunicação Estratégica e Marketing. “O curso serve como uma base para especialização. O profissional sai “cru” se não se esforçar indo à biblioteca, lendo livros voltados à profissão e estagiando em uma redação, por exemplo.”

Sheila Ribeiro de Almeida, 25 anos, formada em jornalismo pela Unisanta em 2009, também tem boas lembranças. Atualmente ela trabalha no jornal A Tribuna. "O primeiro ano foi incrível, além de estudar disciplinas interessantes e diferentes das que estava acostumada no ensino médio.”

Outro ponto positivo que ela aponta foi o fato de ter conhecido novas pessoas. Sente saudade das correrias de trabalhos da faculdade, o estudo nas escadarias, até das broncas dos professores. Sheila destaca como diferencial do curso o ensino do texto de revista, o dia-a-dia de uma redação online e as aulas de assessoria de imprensa.

"Sinto-me parte atuante da sociedade. Não que antes não fosse, mas a nossa profissão, por vezes, nos oferece ferramentas para auxiliar, cobrar e até fiscalizar tudo o que acontece. Isso me satisfaz afirma." afirma Sheila.

Outro talento da FaAC é Ted Richard Paiva Sartori, 34 anos, formado em Jornalismo em 2001. Ted Sartori trabalha no jornal A Tribuna desde 2003.

Ele afirma que a escolha do curso foi em função do seu gosto pela leitura e escrita. “Escolhi o curso porque sempre gostei de ler e escrever. Desta forma seria a área em que poderia extravasar isso. A escolha pela Unisanta veio pelo fato de o curso, embora fosse novo (entrei em 1997) vinha se equipando e se modernizando. Ainda mais porque a Santa Cecília TV entrou no ar no mesmo ano (em janeiro, mês anterior ao início das aulas do primeiro ano)”.

Ted avalia o curso como o melhor possível em sua opinião. "As lembranças vêm das lições práticas e teóricas dos professores. Tudo foi fundamental para o que viria pela frente”.

Aos futuros jornalistas ele dá um conselho. “Fiquem sempre atentos às dicas e ensinamentos de seus professores, além de ler escrever bastante. Prática, dedicação e carinho pela profissão são fundamentais.”