Você está aqui: Primeira página » Campus
Edição nº 381 | Ano XVIII | Fechada em 06/04/13 às 13h45
Cadernos
 Campus
 Cultura
 Esportes
 Geralis
 Porto
 Regional
 Saúde
 Primeira página

Contato
 Escreva para nós
 Sugira uma pauta
 Colabore conosco

Sobre o Online
 Expediente
 Arquivo
 História

 Parceria InfoSpace
 Parceria U-Wire
 RSS

Especiais
 Eleições 2004
 Eleições 2006
 Intercom 2007

 Eleições 2008
 Eleições 2010
 Copa do Mundo 2010

 

 

 
Jornalistas formados na Unisanta relembram os tempos de FaAC
sábado, 6 de abril de 2013

Aline Maracaipe

Envie esta matéria para um amigo Imprima esta matéria

Desde os primeiros anos da faculdade até o final do curso, o aluno de Jornalismo sua a camisa, literalmente, entre estudos, provas, trabalhos, estágios, produção de matérias, pautas e, é claro, o TCC. O estudante que pretende ser jornalista tem uma carga de aprendizado muito grande, não apenas nas aulas, mas na busca de cultura, lendo muitos livros, aprendendo idiomas, conhecendo lugares diferentes e indo a palestras.

O curso de Jornalismo da FaAC forma profissionais qualificados para o mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo. Em 20 anos de curso, os ex-alunos de Jornalismo estão em assessorias de imprensa, rádios, emissoras de tevê, jornais, revistas e carregam consigo muito mais que lembranças do curso, mas também gratidão aos professores.

Entre tantos ex-alunos de Jornalismo está a diretora da ACom Comunicação e Marketing Carina Seles, 23 anos, formada em Jornalismo pela Universidade Santa Cecília em 2011. Carina conta que escolheu o curso por acaso. "Sempre gostei de ler bons livros, e de fotografia. Porém o que mais me intrigava era o processo do jornal de TV, quando o jornalista era bom mesmo, ficava curiosa para saber como era todo o processo de achar uma fonte interessante, como descobrir uma pauta inusitada. Segui para o jornalismo como uma forma de aprender o fotojornalismo”.

Carina lembra de seus bons professores, e agora está de volta à faculdade fazendo pós-graduação em Gestão em Comunicação Estratégica e Marketing. “O curso serve como uma base para especialização. O profissional sai “cru” se não se esforçar indo à biblioteca, lendo livros voltados à profissão e estagiando em uma redação, por exemplo.”

Sheila Ribeiro de Almeida, 25 anos, formada em jornalismo pela Unisanta em 2009, também tem boas lembranças. Atualmente ela trabalha no jornal A Tribuna. "O primeiro ano foi incrível, além de estudar disciplinas interessantes e diferentes das que estava acostumada no ensino médio.”

Outro ponto positivo que ela aponta foi o fato de ter conhecido novas pessoas. Sente saudade das correrias de trabalhos da faculdade, o estudo nas escadarias, até das broncas dos professores. Sheila destaca como diferencial do curso o ensino do texto de revista, o dia-a-dia de uma redação online e as aulas de assessoria de imprensa.

"Sinto-me parte atuante da sociedade. Não que antes não fosse, mas a nossa profissão, por vezes, nos oferece ferramentas para auxiliar, cobrar e até fiscalizar tudo o que acontece. Isso me satisfaz afirma." afirma Sheila.

Outro talento da FaAC é Ted Richard Paiva Sartori, 34 anos, formado em Jornalismo em 2001. Ted Sartori trabalha no jornal A Tribuna desde 2003.

Ele afirma que a escolha do curso foi em função do seu gosto pela leitura e escrita. “Escolhi o curso porque sempre gostei de ler e escrever. Desta forma seria a área em que poderia extravasar isso. A escolha pela Unisanta veio pelo fato de o curso, embora fosse novo (entrei em 1997) vinha se equipando e se modernizando. Ainda mais porque a Santa Cecília TV entrou no ar no mesmo ano (em janeiro, mês anterior ao início das aulas do primeiro ano)”.

Ted avalia o curso como o melhor possível em sua opinião. "As lembranças vêm das lições práticas e teóricas dos professores. Tudo foi fundamental para o que viria pela frente”.

Aos futuros jornalistas ele dá um conselho. “Fiquem sempre atentos às dicas e ensinamentos de seus professores, além de ler escrever bastante. Prática, dedicação e carinho pela profissão são fundamentais.”


Leia também no caderno Campus Incêndio destroi arquivos dos Jogos da Unisanta
 Primeira Impressão faz edição especial sobre 20 anos da FaAC
 Estudantes cortam despesas com carona coletiva



 

 

 

 

Twitter Página do Online no Facebook RSS do Unisanta Online Comunidade do Unisanta Online no Orkut

20 anos da FAAC

Jornalistas formados na Unisanta relembram os tempos de FaAC

Primeira Impressão faz edição especial sobre 20 anos da FaAC

FaAC celebra 20 anos de reconhecimento




Divulgação Secom-PMS

Baixe as últimas edições »

Especial Comunitário: Jardim São Manoel

Aumentam as reclamações em sites de compras coletivas

Vida de ‘concurseiro’ não é fácil

Na feira, tomates, verduras e pedidos por votos

Estudantes se dividem entre aulas e afazeres domésticos

Orientação vocacional auxilia universitários

Voto nem sempre é local

Saber terceira língua já vira diferencial no mercado

Tesouro quase esquecido

Universidades distanciam pais e filhos

Excesso de telefone pode afetar a convivência social

Especial Inverno


Há 1 ano no Online


Baixe as últimas edições »

TCCs: Contribuição coletiva

Paulo Alexandre vence no primeiro turno

Saúde, o principal desafio da região

Suplemento: especial Milton Teixeira

Baixada aposta na Educação para reduzir desigualdade

Terceira idade: respeito e qualidade de vida

Economia aquecida

Semana de Arte Moderna: 90 anos

Um século de glórias

Última impressão

O caminho das artes


Há 1 ano no Online


Bem Estar

Melhor Idade

 

 

UNISANTA Online - Jornal-laboratório desenvolvido por alunos do segundo ano do curso de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC) da Universidade Santa Cecília. Correspondência: Rua Oswaldo Cruz, 277 - 11045-907 - Boqueirão - Santos/SP. © 1994-2012 Universidade Santa Cecília - Todos os direitos reservados. Reprodução de textos permitida mediante autorização. As matérias publicadas são de inteira responsabilidade dos alunos-repórteres, sob a coordenação dos respectivos professores-orientadores - não representando, portanto, a opinião da instituição.