Edição nº 382 | Ano XVIII | Fechada em 13/04/13 às 12h40

sábado, 13 de abril de 2013

Thalles Galvão

Thalles Galvão

A FaAC (Faculdade de Artes e Comunicação da Unisanta) comemora 20 anos. Durante a história do curso de Jornalismo, alguns jornais-laboratório foram criados, como o Primeira Impressão, Primeiro Texto, Unisanta Online entre outros. Nesses veículos, os alunos têm a oportunidade de aprendizado e conhecer a prática da profissão. Entretanto, o Jornal dos Jogos é um veículo que lida com o ritmo de um jornal diário e o dinamismo de cobertura de um evento em tempo real.

O atual diretor do curso de jornalismo, professor Humberto Challoub, participou da criação do JJ e explica que é importante manter o jornal pela experiência e o aprendizado dos alunos. “Você tem que adequar a realidade do jornal à realidade das pessoas. Nosso compromisso não é fazer um jornal diário, isso é compromisso das grandes empresas. Nós temos compromisso em transformar esse processo em um aprendizado”, destaca.

Durante os 16 anos de existência do JJ, diversos professores e ex-alunos passaram por lá. Os professores Gerson Moreira Lima, Humberto Challoub, Luiz Carlos Bezerra, Fernando De Maria e Roberto Konda foram os mais ativos no começo do projeto. Alguns ex-alunos também participam regularmente do JJ. Aldo Neto, Lincoln Chaves e Leandro Amaral são alguns nomes.

Estilo - A equipe do JJ normalmente era formada por alunos do primeiro e segundo ano devido ao desinteresse pela maior parte dos veteranos. Uma solução encontrada foi distribuir os alunos em duplas. Dessa maneira, um aluno ajudava o outro.

Além disso, o JJ nunca se limitou ao jornalismo factual. Além dos resultados dos jogos, matérias com personagens e bem humoradas são corriqueiras no decorrer da cobertura. A tradicional escolha da musa e do “muso” dos Jogos da Unisanta também é bastante folclórica.

Retrospectiva- O Jornal dos Jogos teve a sua primeira edição no ano de 1997 durante o XIV Jogos da Unisanta. O JJ foi idealizado pelo coordenador do curso de jornalismo na época, Gerson Moreira Lima. Aliar a divulgação do evento com uma oportunidade de aprendizado foi o principal motivo para a criação do JJ. “O principal objetivo era dar treinamento para os alunos, mais do que cobrir os Jogos”, disse Gerson.

No período de 1997 até 2001, o jornal era feito sem planejamento e de uma maneira improvisada. Os professores que estavam na Unisanta naquele dia eram os responsáveis pela edição.

A partir de 2001, o professor Márcio Calafiori ficou a frente do JJ. O jornal ficou mais organizado e, em seguida, a professora Márcia Okida integrou a equipe. Ela ficou responsável pela diagramação e pela parte gráfica do JJ. Nessa época, surgiu o formato inovador que conhecemos até hoje.

O jornal com algumas partes de “cabeça para baixo” causou impacto e bastante discussão. Isso acabou gerando um manifesto que era publicado todo ano no JJ. O texto escrito por Calafiori dizia que o formato era inspirado nas obras do pintor russo Marc Chagall. O que na verdade era uma piada interna na redação do jornal.

A partir de 2006, o professor Luiz Carlos Nascimento passou a coordenar as fotografias feitas pelos alunos. Com a saída dos professores Márcio Calafiori e Márcia Okida, o JJ passou a ser coordenado pelos professores Fernando Peel e Luiz Carlos Nascimento.

Nesse ano, durante a cobertura dos 30º Jogos da Unisanta, o jornal vai contar com a participação do ex-aluno Juan Reol como editor de texto. Os 30º Jogos da Unisanta acontecem de 6 a 24 de maio.