Você está aqui: Primeira página » Campus
Edição nº 382 | Ano XVIII | Fechada em 13/04/13 às 12h40
Cadernos
 Campus
 Cultura
 Esportes
 Geralis
 Porto
 Regional
 Saúde
 Primeira página

Contato
 Escreva para nós
 Sugira uma pauta
 Colabore conosco

Sobre o Online
 Expediente
 Arquivo
 História

 Parceria InfoSpace
 Parceria U-Wire
 RSS

Especiais
 Eleições 2004
 Eleições 2006
 Intercom 2007

 Eleições 2008
 Eleições 2010
 Copa do Mundo 2010

 

 

 
Jornal dos Jogos: 16 anos de informação e bom humor
sábado, 13 de abril de 2013

Thalles Galvão

Envie esta matéria para um amigo Imprima esta matéria

 Thalles Galvão

A FaAC (Faculdade de Artes e Comunicação da Unisanta) comemora 20 anos. Durante a história do curso de Jornalismo, alguns jornais-laboratório foram criados, como o Primeira Impressão, Primeiro Texto, Unisanta Online entre outros. Nesses veículos, os alunos têm a oportunidade de aprendizado e conhecer a prática da profissão. Entretanto, o Jornal dos Jogos é um veículo que lida com o ritmo de um jornal diário e o dinamismo de cobertura de um evento em tempo real.

O atual diretor do curso de jornalismo, professor Humberto Challoub, participou da criação do JJ e explica que é importante manter o jornal pela experiência e o aprendizado dos alunos. “Você tem que adequar a realidade do jornal à realidade das pessoas. Nosso compromisso não é fazer um jornal diário, isso é compromisso das grandes empresas. Nós temos compromisso em transformar esse processo em um aprendizado”, destaca.

Durante os 16 anos de existência do JJ, diversos professores e ex-alunos passaram por lá. Os professores Gerson Moreira Lima, Humberto Challoub, Luiz Carlos Bezerra, Fernando De Maria e Roberto Konda foram os mais ativos no começo do projeto. Alguns ex-alunos também participam regularmente do JJ. Aldo Neto, Lincoln Chaves e Leandro Amaral são alguns nomes.

Estilo - A equipe do JJ normalmente era formada por alunos do primeiro e segundo ano devido ao desinteresse pela maior parte dos veteranos. Uma solução encontrada foi distribuir os alunos em duplas. Dessa maneira, um aluno ajudava o outro.

Além disso, o JJ nunca se limitou ao jornalismo factual. Além dos resultados dos jogos, matérias com personagens e bem humoradas são corriqueiras no decorrer da cobertura. A tradicional escolha da musa e do “muso” dos Jogos da Unisanta também é bastante folclórica.

Retrospectiva- O Jornal dos Jogos teve a sua primeira edição no ano de 1997 durante o XIV Jogos da Unisanta. O JJ foi idealizado pelo coordenador do curso de jornalismo na época, Gerson Moreira Lima. Aliar a divulgação do evento com uma oportunidade de aprendizado foi o principal motivo para a criação do JJ. “O principal objetivo era dar treinamento para os alunos, mais do que cobrir os Jogos”, disse Gerson.

No período de 1997 até 2001, o jornal era feito sem planejamento e de uma maneira improvisada. Os professores que estavam na Unisanta naquele dia eram os responsáveis pela edição.

A partir de 2001, o professor Márcio Calafiori ficou a frente do JJ. O jornal ficou mais organizado e, em seguida, a professora Márcia Okida integrou a equipe. Ela ficou responsável pela diagramação e pela parte gráfica do JJ. Nessa época, surgiu o formato inovador que conhecemos até hoje.

O jornal com algumas partes de “cabeça para baixo” causou impacto e bastante discussão. Isso acabou gerando um manifesto que era publicado todo ano no JJ. O texto escrito por Calafiori dizia que o formato era inspirado nas obras do pintor russo Marc Chagall. O que na verdade era uma piada interna na redação do jornal.

A partir de 2006, o professor Luiz Carlos Nascimento passou a coordenar as fotografias feitas pelos alunos. Com a saída dos professores Márcio Calafiori e Márcia Okida, o JJ passou a ser coordenado pelos professores Fernando Peel e Luiz Carlos Nascimento.

Nesse ano, durante a cobertura dos 30º Jogos da Unisanta, o jornal vai contar com a participação do ex-aluno Juan Reol como editor de texto. Os 30º Jogos da Unisanta acontecem de 6 a 24 de maio.


Leia também no caderno Campus Natação contrata o recordista mundial Nicholas Santos
 Aluno da primeira turma de jornalismo relembra faculdade



 

 

 

 

Twitter Página do Online no Facebook RSS do Unisanta Online Comunidade do Unisanta Online no Orkut

20 anos da FAAC

Aluno da primeira turma de jornalismo relembra faculdade

Jornal dos Jogos: 16 anos de informação e bom humor

Jornalistas formados na Unisanta relembram os tempos de FaAC

Primeira Impressão faz edição especial sobre 20 anos da FaAC

FaAC celebra 20 anos de reconhecimento




Divulgação Secom-PMS

Baixe as últimas edições »

Especial Comunitário: Jardim São Manoel

Aumentam as reclamações em sites de compras coletivas

Vida de ‘concurseiro’ não é fácil

Na feira, tomates, verduras e pedidos por votos

Estudantes se dividem entre aulas e afazeres domésticos

Orientação vocacional auxilia universitários

Voto nem sempre é local

Saber terceira língua já vira diferencial no mercado

Tesouro quase esquecido

Universidades distanciam pais e filhos

Excesso de telefone pode afetar a convivência social

Especial Inverno


Há 1 ano no Online


Baixe as últimas edições »

TCCs: Contribuição coletiva

Paulo Alexandre vence no primeiro turno

Saúde, o principal desafio da região

Suplemento: especial Milton Teixeira

Baixada aposta na Educação para reduzir desigualdade

Terceira idade: respeito e qualidade de vida

Economia aquecida

Semana de Arte Moderna: 90 anos

Um século de glórias

Última impressão

O caminho das artes


Há 1 ano no Online


Bem Estar

Melhor Idade

 

 

UNISANTA Online - Jornal-laboratório desenvolvido por alunos do segundo ano do curso de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC) da Universidade Santa Cecília. Correspondência: Rua Oswaldo Cruz, 277 - 11045-907 - Boqueirão - Santos/SP. © 1994-2013 Universidade Santa Cecília - Todos os direitos reservados. Reprodução de textos permitida mediante autorização. As matérias publicadas são de inteira responsabilidade dos alunos-repórteres, sob a coordenação dos respectivos professores-orientadores - não representando, portanto, a opinião da instituição.