Edição nº 384 | Ano XVIII | Fechada em 04/05/13 às 13h30

sábado, 4 de maio de 2013

Marcio Reis

Marcio Reis

5 de maio, dia Internacional das Comunicações. Nessa mesma data, comemora-se o nono aniversário da inauguração do Laboratório Integrado de Comunicação "Giusfredo Santini", criado para auxiliar os alunos da Faculdade de Artes e Comunicação a aliar a teoria das salas de aula à prática. Lá estão as salas de edição digital, reunião e pauta, estúdio e sala de controle e operação de tv, estúdio de gravação e edição de rádio, entre outros espaços e equipamentos.

Na verdade, o estúdio, com uma estrutura menor, funcionava no 3º andar do bloco "M". Com a construção do novo prédio, em 2005, onde hoje se localiza o bloco "E", viu-se a possibilidade do laboratório ocupar o 8º andar dessa então nova construção, com muito mais espaço e equipado para a prática dos universitários. Junto a isso, a localização próxima e a interligação com a rádio Santa Cecília 107,7 FM e o Sistema Santa Cecília de TV.

Para Humberto Challoub, diretor da FaAC, essa proximidade criou um ambiente bem interessante, onde os alunos atuam no Espaço Unisanta e no jornalismo da TV. Ainda segundo ele, o resultado planejado com o laboratório foi um sucesso. “Ele já veio com essa visão da modernidade, com foco na formação profissional”.

Valéria Vargas, que é professora de Radiojornalismo da Unisanta, diz que a estrutura montada é atualmente uma das melhores da Baixada Santista. "Os equipamentos atendem a todos os anseios dos alunos do curso. É um trabalho prático da teoria ensinada em sala de aula”.

Sérgio Ricardo Martins é monitor na área de edição digital do laboratório. Ele diz que é uma troca muito boa de experiências. “Já trabalho há 20 anos em meios de comunicação, mas estou sempre aprendendo com eles aqui”.