Edição nº 386 | Ano XIX | Fechada em 18/05/13 às 13h30

sábado, 18 de maio de 2013

Cláudio Mascaro Júnior

Cláudio Mascaro

O curso Gestão Comercial de Moda da Universidade Santa Cecília (Unisanta) teve início há nove anos. Desde o começo até o semestre atual, este curso aprimorou a estrutura, assim como na formação de seus estudantes, o que contribuiu fortemente para o reconhecimento dentro da própria Universidade e em toda a região.

Letícia Carvalho dos Santos está no último ano e conta que ganhou muita experiência estudando no curso, além de receber contribuições tanto por meio de seus próprios professores como através dos colegas de classe. “O curso nos dá uma base de tudo, ensinando os alunos a serem melhores gerentes no futuro. Tem sido um ótimo aprendizado estudar aqui porque ganhamos uma boa noção nas inúmeras áreas que existem no campo da Moda”.

Guilherme Amorim se formou no ano passado e afirma que aprendeu ideias inovadoras sobre como trabalhar na prática. “Aprendemos um pouco de tudo, tanto na parte da administração de um determinado produto como na fabricação dos modelos, costurando e desenvolvendo uma roupa legal e cada vez mais criativa”, explica o recém-formado.

Além disso, Guilherme aponta as áreas que mais lhe interessaram e conta como este curso se aperfeiçoou com o tempo. “Houve várias mudanças e o curso melhorou bastante. Na Semana de Moda, passamos a ter muitas palestras com estilistas e editores famosos e conceituados no campo da moda. Desde o ano em que entrei até o final, notei que investiram em novas aulas e até mesmo em melhores professores”.

A professora e coordenadora de Moda na Unisanta, Camila Oliveira Gonçalves, trabalha desde o início do curso. “O curso evoluiu bastante, pois começou muito focado na área de gestão, que é de maneira geral toda a administração do negócio, e atualmente está dividido em três áreas: essa mesma gestão, a área operacional, que é bem o ‘chão de fábrica’ mesmo, onde ensinamos a modelar, cortar e costurar uma roupa, ou seja, a fase de concretização do produto, e a área de design, onde há a criação e o projeto destes produtos, que serão realizados pela área profissional.”

Camila comenta a respeito dos avanços obtidos e sobre o novo curso de Pós-Graduação na própria Unisanta, que teve início em 2010. “Temos conseguido ótimos resultados aqui na Baixada. Fizemos bastante progresso e já entendemos a vocação da região, e hoje podemos contribuir para o melhor desenvolvimento desse setor. A primeira (turma) veio colaborar ainda mais para a nossa missão, que é fazer este setor girar e continuar melhorando de maneira rápida e constante”.