Edição nº 386 | Ano XIX | Fechada em 18/05/13 às 13h30

Tradicional, curso de Artes Visuais ameaça fechar
sábado, 18 de maio de 2013

Guilherme Almeida Rocha

Um capítulo importante da história da Universidade Santa Cecília pode chegar ao fim. Fundada em 1973 junto com Engenharia, o curso de Artes Visuais não tem turmas iniciadas há três anos. Segundo a universidade, não haverá inscrições para o curso no próximo vestibular devido à baixa procura. Segundo a ex-coordenadora Lídice Moura, o baixo salário de professores é um dos motivos que faz com que os cursos de licenciatura tenham poucos atrativos.

Lídice se formou em 1980 na Unisanta, quando o curso ainda era denominado Educação Artística. Ela explica que, na época, o curso mesclava a criação artística com a teoria. Mas, segundo determinação do MEC (Ministério da Educação), o curso teve que ser adaptado para a formação de professores. “Disciplinas práticas como Desenho, Pintura, Gravura, Cerâmica, Escultura, Fotografia, Cenografia eram mescladas com História da Arte, Metodologia do Ensino da Arte, além de disciplinas pedagógicas que são obrigatórias para a formação do professor”.

Para ela, é muito triste ver um curso que foi o primeiro da universidade, juntamente com Engenharia, perder adeptos. “Nos últimos anos, começamos com mais ou menos 35 alunos e terminamos com uns 18; portanto, somente a metade dos alunos se formou. Na época em que me formei, havia turma de manhã e à noite para se ter uma noção de como mudou”, explicou a ex-coordenadora.

Para Lídice, esse fenômeno não é exclusivo do curso de Artes. Ela ressalta que o salário baixo resulta em queda na qualidade de ensino e pouca procura dos profissionais da área e formados em licenciatura. “Nossos professores são mestres e doutores e todos trabalham na área. São excelentes profissionais que hoje perderam um grande campo de trabalho porque a Baixada não oferece muitas oportunidades para quem é formado em artes, visto que não há quase museus e espaços expositivos”.

Atualmente, Lidice atua na área de educação à distância pela Unisanta e pela Unimes Virtual.