Edição nº 386 | Ano XIX | Fechada em 18/05/13 às 13h30

sábado, 18 de maio de 2013

João Gabriel Suaed

Danny Costa

O curso de Produção Multimídia é o mais novo da FaAC. Criado em 2007, o objetivo é preparar alunos para uma tendência do mercado: o profissional multimídia. Quem se forma no curso pode atuar em diversas áreas da comunicação como Web Design, Design Gráfico, edição de vídeos, fotos, o que possibilita formações multidisciplinares aos alunos.

Para Diego Andrade, hoje diagramador, formado na Unisanta em 2012, o curso foi essencial para sua atual função. “Por uma coincidência enorme, no fim da faculdade eu recebi um convite no meu trabalho para mudar de setor. Esse setor era uma das coisas que eu aprendi no último ano, diagramação.”

Diego Andrade conta ainda que a formação ajuda em outra profissão. Músico, baixista, ele diz que a intenção ao ingressar no curso era criar vídeos e imagens para sua banda. “Entrei no curso, interessado na área de vídeo, justamente para poder criar alguns para a banda. A parte de design ajuda bastante na hora de criar alguma imagem para divulgação de novidades."

A coordenadora do curso, Márcia Okida, diz que o mercado tende a crescer devido às mudanças que ocorrem na sociedade atual. “É tudo muito dinâmico. Por isso o curso é bem condensado, porém abrangente e tecnológico”, afirmou.

O curso possibilita aos alunos a criação de vídeos em sua grade, e os disponibiliza no Youtube. Outra maneira de visualizar os trabalhos acadêmicos são os eventos do setor, como SAMBA – Semana de Produção Multimídia onde são realizadas palestras sobre o mercado audiovisual, e o Multifest (Festival de Cinema Universitário) criado pelo curso em 2012.

Idealizadora- Márcia Okida idealizou um curso que preenchesse a lacuna deixada pela finalização da graduação em design gráfico. “Em 1989, eu me formei e o curso acabou em Santos. Não havia mais um curso voltado ao design”.

Por conta própria, Márcia criou uma graduação que atendesse ao mercado de multimídias. “Fui pesquisando grades curriculares, falando com professores e quando o Challoub (diretor da FaAC) me chamou, em 2006, e pediu um curso, em um ano eu consegui botar em prática o que havia idealizado”.