Edição nº 387 | Ano XIX | Fechada em 25/05/13 às 13h30

sábado, 25 de maio de 2013

Eliana Bonfim

Arquivo Pessoal/Drika Lucena

A história de vida da professora Adriana Lucena, 40 anos, se mistura com a história da FaAC. Drika Lucena, como é conhecida e prefere ser chamada, foi aluna do curso de Artes Plásticas (como era chamado o curso de Artes), e logo após cursou Publicidade e Propaganda. Ela era presidente do DA de Artes no período de criação da FaAC e acompanhou todo o processo. Foi no ano de 1993 que iniciaram os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. A união dos três formou a FaAC.

Ela não consegue dizer qual curso lhe trouxe mais satisfação, pois amou fazer os dois e afirma que foram complementares. “Desenvolvi habilidades diferentes, mas que no final acabaram se interligando na vida profissional nas funções em que atuo”.

Drika leciona, em Publicidade, as disciplinas de Estética e Cultura em Publicidade, e no curso de Produção Multimídia, Direção de Arte e Design, Cultura e Meio Ambiente. Ela também atua em outras instituições de ensino.

A vida acadêmica e profissional da professora Drika Lucena é quase que inteira na FaAC. Ela costuma dizer que é “Faac Futebol Clube”. Declara emocionada que ama olhar para trás e ver como aprendeu dentro do "Santa". “Eu estou aqui como aluna e depois como professora desde 1992. São vinte e um anos! É uma vida...”.

A professora, que é muito querida por seus alunos, diz que seus amigos de faculdade são seus amigos para vida. Seus professores de outrora são hoje os seus colegas de trabalho, os quais frequentam os mesmos lugares que ela. E é nítida sua admiração por eles.

Quando iniciou como professora da FaAC, em fevereiro de 1999, Drika tinha apenas 25 anos. Tinha acabado de se formar na segunda faculdade. Na colação de grau em março de 1999, já era funcionária do Santa. Começou como professora-auxiliar a convite do professor Aristides Brito, professor na FaAC até hoje. Ele tinha uma produtora de vídeo na qual Drika trabalhava. “Ele foi orientador do meu TCC e no final do curso me convidou para ser sua assistente. Numa conversa com a professora Beatriz Rota-Rossi, contei a novidade e ela também me convidou para auxiliá-la. Assim eu comecei em 1999 como assistente dos dois professores”, relembra.

“Eu estou aqui como aluna e depois como professora desde 1992. São vinte e um anos! É uma vida... (Drika Lucena)Ao longo desses anos, ela presenciou uma mudança grande na grade das disciplinas, que segue em curso. Na antiga, Drika lecionava Cultura Brasileira, porém essa disciplina não existe mais em Publicidade. “Acredito que as mudanças vieram para acompanhar as tendências do mercado publicitário, para deixar o curso mais dinâmico também. No começo, sempre ficamos um pouco reticentes com mudanças, mas agora com a grade implantada e funcionando vejo como o curso está mais específico e direcionado”.

Segundo ela, o aluno consegue se encontrar mais dessa forma, porque passa por todas as áreas de atuação e pode ver qual é mais adequada para ele e em qual consegue ter mais destaque. Para Drika Lucena, é muito importante que o aluno se identifique com algo e saiba o que quer fazer. “Na faculdade, é o momento de ‘se achar’ mesmo. O mercado vem exigindo pessoas com habilidades específicas, mas que saibam de tudo um pouco. Acredito que a nova grade possibilita isso. A formação de um profissional mais completo, mas já com a certeza de sua real aptidão”.

Alunos acabam tornando-se grandes amigos- Alguns alunos que passaram por sua sala de aula hoje também são professores na FaAC. Outros se tornaram profissionais excelentes espalhados por todo canto do país e do mundo. “Ver tudo isso, o crescimento deles e o meu também é incrível. Eu amo saber o que acontece com os alunos depois que eles saem daqui. Já fui em muitos casamentos, em chás de bebês... tenho muitos alunos que se tornaram grandes amigos e que eu vou levar para vida inteira”.

Drika conta que acha engraçado quando, às vezes, encontra algum professor que lhe deu aula e diz: "oi professor". Ainda se sente um pouco aluna quando entra no Santa. Afinal, ela viu muitos prédios crescendo e sendo construídos. “Eu vivi a faculdade com toda intensidade que um jovem tem. Fui presidente do Diretório Acadêmico, participei da agência laboratório, me inscrevi em todos os concursos que apareciam, viajei para congressos, participei de projetos propostos pela universidade, enfim, eu vivi a FaAc, quando ela nem tinha esse nome ainda. Hoje eu tenho 40 anos e posso dizer que exatamente metade da minha vida eu estou aqui. Não é só a FaAc, mas a UNISANTA, como um todo, é quase a minha casa”.

Escola de samba- Drika ainda atua como jurada de escolas de samba desde 1996. Em 2005, foi convidada para julgar o desfile das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro, no grupo especial, como mostra o portal Terra. Lá ficou durante 7 anos consecutivos.

Nos últimos dois anos vem trabalhando na cobertura do carnaval santista, como comentarista na TV Santa Cecília.