Você está aqui: Primeira página » Campus
Edição nº 387 | Ano XIX | Fechada em 25/05/13 às 13h30
Cadernos
 Campus
 Colaboradores
 Cultura
 Esportes
 Geralis
 Porto
 Regional
 Saúde
 Primeira página

Contato
 Escreva para nós
 Sugira uma pauta
 Colabore conosco

Sobre o Online
 Expediente
 Arquivo
 História

 Parceria InfoSpace
 Parceria U-Wire
 RSS

Especiais
 Eleições 2004
 Eleições 2006
 Intercom 2007

 Eleições 2008
 Eleições 2010
 Eleições 2012
 Copa do Mundo 2010

 

 

 
Projetos aproximam alunos da comunicação ideal
sábado, 25 de maio de 2013

Diego Corumba

Envie esta matéria para um amigo Imprima esta matéria

 Diego Corumba

A Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), assim como todo ambiente universitário, é formada pelos professores de cada curso dando aulas em suas salas. Só que há um ambiente muito além da teoria, onde aprendem na prática e mostram, fora da Universidade, tudo que está em seus cadernos.

Alex Fernandes Oliveira, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, conta como os alunos se desenvolvem durante o ano letivo. “Cada ano, dos quatro anos de curso, gira em torno de um eixo. No primeiro ano, os alunos têm uma agência laboratório de projetos gráficos. No segundo ano, envolve práticas de rádio e TV. O terceiro trabalha em novas mídias e, já no quarto e último ano, eles desenvolvem tudo que praticaram nesse tempo de curso voltado ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”.

Um exemplo é a AUPP – Agência Universitária de Publicidade e Propaganda, onde alunos participam de reuniões diariamente e produzem material publicitário. São responsáveis por um blog online, o ENTRE SEM BATER, onde postam notícias e dicas relacionadas à área de Propaganda.

Na sala da AUPP, também funciona a agência-laboratório do primeiro ano de Publicidade, onde o professor Paulo Valiengo realiza vários projetos com os alunos. “No primeiro semestre, eles têm dois trabalhos: um deles cria e desenvolve anúncios para revista, baseados em marcas existentes. Os alunos escolhem um cliente e recebem orientações para trabalhar melhor suas ideias. Mas fica só entre nós, para eles aprenderem melhor".

No segundo trabalho, os alunos já desenvolvem cartazes para exposição na faculdade. "Cada ano é um tema diferente. Agora iremos trabalhar com cartazes de incentivo à leitura, em nome da FaAC, por todo o campus. O logotipo dos cartazes, de 20 anos de aniversário, foi criado pelos alunos do quarto ano, e já cria essa conexão entre os dois trabalhos, do primeiro e do último ano de curso”, diz Valiengo.

Vinícius Valente, aluno do primeiro ano, diz que há muita discussão sobre o tipo de trabalho publicado nas orientações. “Meu grupo escolheu a marca Axe para trabalhar e ela tem anúncios um tanto machistas. A gente não queria fugir dessa característica, mas discutimos em como diferenciar. Acabamos escolhendo um anúncio com estátuas gregas, com Zeus, Apolo etc, cercados de damas os servindo, para fugir disso, mas sem tirar a alma do produto.”

E não é só entre os alunos de Publicidade que há ligação de trabalhos práticos. Suas propagandas, de conscientização, saem no jornal Primeira Impressão, dos alunos de quarto ano de Jornalismo. O tema desse ano é “Adoção Tardia” e acaba saindo nas páginas de todo o jornal.

Fernando Cláudio Peel, professor de Jornalismo, ajuda na realização do Primeira Impressão. “Nós fazemos com que o universitário tenha um maior contato com o jornal impresso. Ele aprende a diagramar, fazer título, pautas, escrever matérias e coloca em prática toda a teoria”. A distribuição é mensal.

Jornais e Internet- Também fazem parte da prática do curso de Jornalismo o jornal Primeiro Texto e o Unisanta Online, ambos parte do segundo ano de curso. Fernando de Maria, responsável pelo Primeiro Texto, um jornal mural, afirma ter planos para o veículo. “Temos planos de integrar, futuramente, o Primeiro Texto com o Online. Ainda não discutimos como faremos, mas pensaremos em alguma forma.”

“O PT, inicialmente, tem a tarefa de inserir o aluno numa redação de jornal, para ter a vivência e acostumar com a rotina do local. Pega a pauta, vai para a rua, volta e escreve a matéria, tira fotos. Depois incluímos o PT Comunitário, onde colocamos os alunos próximos a uma comunidade e eles criam contato com a população. Realizamos esse trabalho em locais de sub-existência (cortiços, favelas, etc.) para mostrar a eles uma visão diferente e permitimos que noticiem aquela realidade”, conta Fernando de Maria.

No Unisanta Online, a professora Daniella Aragão, junto aos professores Alexandre Sobrino e Marcus Vinicius Batista, trabalham o novo lado que o Jornalismo está descobrindo: notícias pela internet.

Daniella ajuda os alunos nesse novo mercado. “Inserimos os alunos no mercado digital, onde acredito que uma boa parcela deles é absorvida. Aqui na Baixada Santista está crescendo bastante e os profissionais andam procurando quem sabe trabalhar nesse segmento”. Tanto o Primeiro Texto quanto o Unisanta Online são atualizados toda semana, com notícias dos próprios alunos.

Moda- O curso de Gestão Comercial em Moda é coordenado por Camila Gonçalves. O trabalho prático é dividido em duas partes. No primeiro ano de curso, toda sexta-feira a turma é dividida em duas e, no atelier de moda, trabalham com modelagem e costura.

Entre máquinas de costura, profissionais e cortes perfeccionistas para que as roupas saiam impecáveis, estava Letícia Amorim, aluna do curso que hoje está no segundo e último ano. “Infelizmente são só dois anos”.

Letícia passou por uma exposição no início do curso e já se prepara para a próxima. “Tem a exposição na semana de moda, onde pegamos modelos de roupas do século passado e fizemos uma releitura dele para o presente. No segundo ano, criamos dois desfiles. Um para a semana de moda e outro como TCC. No desfile da semana de moda, cada ano é um tema também, esse será contos infantis”.

Portfólio- O curso mais novo da FaAC, Produção Multimídia, apesar de pouco tempo, também mostra muitos trabalhos de alunos, incluindo trabalhos sendo reconhecidos internacionalmente, no site Show Us Your Type, onde alunos de Santos e Guarujá conquistaram publicação. “É uma carreira que exige muito de um portfólio individual. Temos prática todos os dias. Trabalhamos com produção, web, vídeo e design gráfico. Até mesmo obrigamos nossos alunos a criarem conta em redes sociais e os ensinamos a usar essa ferramenta ao seu favor, para divulgar corretamente seus trabalhos”.

Márcia Okida também realça que cada rede social serve para um propósito: existe uma somente para fotos, outra para vídeos, uma para contatos pessoais, profissionais entre outros.

Andressa Brandão e seu grupo do segundo ano já desenvolvem material para um curta e uma web-série, ambos criados e produzidos em período de aula. “Desde o inicio do curso, nós temos muita matéria prática. A teoria é passada quase que simultaneamente, o que é bom, pois se trata de um curso de curta duração, então quanto mais você por em prática, mais fácil de gravar as técnicas”.


Leia também no caderno Campus TEP prepara A Carta para concorrer em festival
 Roupas identificam tribos nos corredores da faculdade
 Professora dedica metade da vida à FaAC
 Músicos universitários usam aprendizado para a arte



 

 

 

 

Twitter Página do Online no Facebook RSS do Unisanta Online Comunidade do Unisanta Online no Orkut


Três trabalhos da Unisanta concorrem
no Intercom Sudeste 2013

Leia mais »


20 anos da FAAC

Professora dedica metade da vida à FaAC

Projetos aproximam alunos da comunicação ideal

Agência Aupp também comemora os 20 anos da FaAC

Gestão Comercial de Moda passa por transformações

Tradicional, curso de Artes Visuais ameaça fechar

Produção Multimídia é o caçula da FaAC

Laboratório de Rádio e TV da FaAC completa nove anos

Aluno da primeira turma de jornalismo relembra faculdade

Jornal dos Jogos: 16 anos de informação e bom humor

Jornalistas formados na Unisanta relembram os tempos de FaAC

Primeira Impressão faz edição especial sobre 20 anos da FaAC

FaAC celebra 20 anos de reconhecimento




Divulgação Secom-PMS

Baixe as últimas edições »

Universidades disponibilizam conteúdo gratuito online

Alunos jogam lixo nas ruas e causam transtornos

Internet tem leis e dá cadeia

Especial Comunitário: Jardim São Manoel

Aumentam as reclamações em sites de compras coletivas

Vida de ‘concurseiro’ não é fácil

Na feira, tomates, verduras e pedidos por votos

Estudantes se dividem entre aulas e afazeres domésticos

Orientação vocacional auxilia universitários

Voto nem sempre é local

Saber terceira língua já vira diferencial no mercado

Tesouro quase esquecido

Universidades distanciam pais e filhos

Excesso de telefone pode afetar a convivência social

Especial Inverno


Há 1 ano no Online


Baixe as últimas edições »

Especial 20 anos da FaAC

TCCs: Contribuição coletiva

Paulo Alexandre vence no primeiro turno

Saúde, o principal desafio da região

Suplemento: especial Milton Teixeira

Baixada aposta na Educação para reduzir desigualdade

Terceira idade: respeito e qualidade de vida

Economia aquecida

Semana de Arte Moderna: 90 anos

Um século de glórias

Última impressão

O caminho das artes


Há 1 ano no Online


Bem Estar

Melhor Idade

 

 

UNISANTA Online - Jornal-laboratório desenvolvido por alunos do segundo ano do curso de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC) da Universidade Santa Cecília. Correspondência: Rua Oswaldo Cruz, 277 - 11045-907 - Boqueirão - Santos/SP. © 1994-2013 Universidade Santa Cecília - Todos os direitos reservados. Reprodução de textos permitida mediante autorização. As matérias publicadas são de inteira responsabilidade dos alunos-repórteres, sob a coordenação dos respectivos professores-orientadores - não representando, portanto, a opinião da instituição.