Edição nº 388 | Ano XIX | Fechada em 31/08/13 às 13h05

sábado, 31 de agosto de 2013

Gustavo Prado

Gustavo Prado

A FaAc está completando 20 anos em 2013 e o coordenador do jornal laboratório Primeira Impressão, Francisco La Scala Júnior, na Faculdade desde que o jornal foi criado, contou um pouco da sua experiência nesses 18 anos de jornal laboratório.

La Scala fez Jornalismo na Unisantos e trabalha na profissão há 37 anos. Diz que escolheu fazer jornalismo porque gostava muito de ler e se identificava com a área de humanas na época do colégio. Ele já trabalhou no jornal A Tribuna, no jornal Opinião, da extinta TV Mar, no Notícias em Debate, da TVB, e também como assessor de imprensa antes de chegar à Unisanta. Atualmente, além de coordenar o Primeira Impressão, La Scala trabalha no jornal Enfoque, da Santa Cecília TV.

O professor a chegou à FaAc no ano de 1996, quando passou a ser obrigatório haver um jornal laboratório para os alunos do curso de jornalismo. Ele foi chamado pelo diretor da FaAc, Humberto Challoub, que tinha acabado de assumir a direção da Faculdade.

La Scala diz que não tinha tanta certeza que o Primeira Impressão iria durar tanto tempo. "Um aluno me perguntou como eu poderia assegurar que o jornal ia ser bem sucedido. Respondi que com esforço e vontade por parte dos alunos o Primeira Impressão iria dar certo".

É melhor ser chato do que impreciso(Francisco La Scala ) Ele conta que no começo era muito trabalhoso fazer o Primeira Impressão, pois o jornal era feito com máquina de escrever, fazendo com que demorasse mais o fechamento do jornal laboratório. "Hoje, com os computadores, o trabalho foi bastante facilitado".

La Scala fala que, como professor, é uma grande satisfação ver o nome de ex-alunos em jornais ou na TV. O essencial para ser um bom jornalista é ler bastante para melhorar a escrita, não ter vergonha de olhar no dicionário como se escreve determinada palavra, ter ética e não ser preguiçoso. Ir para rua fazer matéria, insistir para conseguir falar com determinada pessoa, não ficar acomodado em procurar tudo pelo computador, pois, segundo ele, "é melhor ser chato do que impreciso".